Adriana Nascimento
Formada em Pedagogia
Nos dias de hoje, o termo “inclusão” é amplamente discutido, mas o que realmente significa? Em sua essência, a inclusão refere-se a garantir que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, se sintam valorizadas e integradas em todos os aspectos da sociedade. No contexto escolar, isso se traduz em criar ambientes onde cada criança tenha a oportunidade de aprender, crescer e se desenvolver plenamente.
Quando mencionamos inclusão escolar, muitas vezes a associamos apenas às pessoas com deficiência. No entanto, é crucial entender que a inclusão vai muito além disso. Envolva consideração e celebre a diversidade em todas as suas formas, seja ela relacionada a habilidades, origens culturais, religiosas, ou quaisquer outras características individuais.
Ao discutirmos a inclusão na escola, é fundamental compreender que a responsabilidade não recai apenas sobre as famílias das pessoas com deficiência. Cada membro da comunidade escolar, incluindo pais, educadores, gestores e alunos, desempenha um papel importante nesse processo.
Adriana Costa do Nascimento
Formada em Pedagogia
Pós Graduada e
Neuropsicopedagogia
Educação Especial e Inclusão.
Estudante de Psicologia
Canal Oficial- @menteativaemacao