9º ano “TURBINADO” – Rede Pitágoras Prêmio TOP Educação de sistema de ensino – Ainda mais alinhado ao Ensino Médio, o material traz a proposta de diminuir o impacto para os alunos, na transição da série final do EFII para o Médio, bem como revisar os conteúdos do segmento e reforçar o trabalho já desenvolvido pelo VR de preparar os alunos do Ensino Fundamental para o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.
Novo Ensino Médio
Seguindo as premissas para o Novo Ensino Médio proposto pelo MEC, que sugere um currículo voltado para o desenvolvimento de competências, o currículo do Vitória-Régia propõe aos estudantes, a busca pela sua formação para a vida, preparar para o mundo do trabalho e para o desafio do vestibular. Educação Socioemocional, Projeto de Vida, Tecnologia e Empreendedorismo são alguns destaques desta nova formatação.
O trabalho é realizado através de livros da Coleção Pitágoras, organizados por capítulos, onde existem sessões que apresentam sequências que facilitam o estudo. As abordagens e pesquisas realizadas na Coleção Pitágoras resultam de discussões, leituras, análises e interpretação de fontes advindas de experiências, práticas e estudos sobre a neurociência e atualidades de diversas partes do mundo.
ENEM
O Vitória-Régia tem como aliados no processo pedagógico o foco o desenvolvimento de competências e habilidades proposto pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular e o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.
A partir do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, realizamos a cada trimestre, instrumentos parciais de avaliação com estratégias diversificadas, tais como: trabalhos em dupla, seminários, questões objetivas e subjetivas, etc, que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento, e não a mera memorização de informações. Damos ênfase na contextualização, interdisciplinaridade, incentivo ao raciocínio, enfrentamento de situações-problemas e a argumentação.
Nossas orientadoras educacionais junto aos professores, acompanham de perto os resultados estatisticamente medindo o aprendizado dos estudantes. Nos casos em que o aluno não esteja aprendendo, são analisados os fatores de influência para o desempenho acadêmico e o estudante é direcionado para as aulas de monitoria que acontecem no turno vespertino (EFII e EM) e pelo acompanhamento com mediador de aprendizagem (EFI) no próprio turno de aulas.
Nosso propósito é oportunizar aos nossos alunos a escolha de um projeto de vida que possa ampliar sua visão de mundo, tornando-o protagonista da sua própria história e cidadão atuante em nossa sociedade em constante evolução.
Conheças as habilidades e competências propostas pela BNCC
Conheça as matrizes de referência do ENEM
#SerMaisEnem