Árvore de Livros
A cultura digital é uma das competências propostas pela BNCC – Base Nacional Curricular Comum.
O Vitória-Régia buscando ampliar as ações fortalecimento do trabalho de Língua Portuguesa, traz em 2019 a parceria com a plataforma de leitura digital Árvore de Livros www.arvoredelivros.com.br. Mais do que uma biblioteca digital, a Árvore tem um acervo superior a 10 mil títulos e presença em centenas de escolas e bibliotecas espalhadas por todo o país.
Com diversos prêmios como o Top Educação 2016 e 2017, a plataforma é parceira de mais de 200 editoras de grandes obras e autores renomados .
Desta forma, nosso propósito é incentivar nosso aluno a compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, através da leitura.
Como funciona
Os alunos e professores são cadastrados na plataforma e podem o acervo com mais de 10 mil títulos, a qualquer hora e em qualquer lugar. O professor faz indicações de livros por turma, realiza atividades pedagógicas e acompanha a leitura por turma e por aluno em relatórios em tempo real. O aluno desenvolve o hábito da leitura através das indicações de livros e prática das atividades em um ambiente fácil e alinhado com a realidade das novas gerações.
A Árvore de Livros possui ainda projetos pedagógicos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio conectados com a realidade do estudante: Maratona do Livro Infantil, Festival de Curtas e o Concurso Eu Escrevo Minha História.
Quer saber como adquirir a assinatura? Confira o informativo abaixo.
Informativo Pais e/ou Responsáveis – Árvore do Livro 2019
Alunos destaques -1º sesmetre 2019
Língua Portuguesa em Foco
O desenvolvimento do saber lingüístico implica leitura compreensiva e crítica de textos diversos; produção escrita em linguagem padrão; análise e manipulação da organização estrutural da língua e percepção das diferentes linguagens (literária, visual, etc.) como formas de compreensão do mundo.
Quarta competência proposta pela BNCC, a Comunicação propõe-se utilizar as linguagens verbal, verbo-visual, corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital. Tudo isso para desenvolver no aluno a capacidade de expressar-se, partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Desta forma, com o objetivo de preparar o aluno para lidar com a linguagem em suas diversas situações de uso e manifestações, inclusive a estética, o Vitória-Régia traz novamente para 2018, o projeto de estímulo para leitura, escrita e interpretação. Confira algumas ações programadas:
- Rodas de leituras;
- Hora do Conto;
- Oficinas de Interpretação/Gramática e Produção textual;
- Oficinas de Coesão e Coerência para alunos;
- Aulas extracurriculares de monitoria em Redação e Língua Portuguesa (final do trimestre);
- Concurso Escritor Nota 10 – Aguarde!
- Projetos Gente Falante (Ed. Infantil e 1º ano), Caixa Mágica (EFI), Mosaico Literário (EFII), Centopéia (6º ano) e Diverlinguagem (Ensino Médio);
- Eventos de estímulo a leitura e escrita;
- Bate-papo com os autores;
- Parceria Academia de Letras – Secção Bahia – Saraus e Café Literário, Científico e Filosófico.
- Projeto Biblioteca Ativa “Ler Mais VR” – Atividades em parceria com a família e comunidade – Aguarde!;
- Dentre outras.